Store Fórum Galeria NewsletterFollow us on Twitter!Facebook

Antigo 16/04/08, 01:23
Paola*Péia Paola*Péia está offline
DSB Design Team
Tagarela Master

Galeria de Paola*Péia
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Paola*Péia
Lightbulb como fazer o seu primeiro LO em Photoshop

Esta é uma aula On-Line bem básica de scrap-digital usando Photoshop! A idéia é guiar quem nunca fez um lay out em photoshop!

Seguindo estes passos você terá ao final da aula a sua primeira página de scrap-digital pronta!!! (espero que a primeira de muitas!).

Este é o LO (lay-out = página de scrap) que você conseguirá fazer.

Para seguir a aula você precisa de:
1*** programa photoshop instalado (eu usei o CS3)
2*** um kit digital descompactado (neste exemplo usei o kit Celebrate SD) que também pode ser baixado aqui:
http://www.4shared.com/file/37883277...ebrateSD1.html
http://www.4shared.com/file/37884754...ebrateSD2.html
http://www.4shared.com/file/37885581...ebrateSD3.html
3*** uma foto

Abra o programa photoshop.

Vamos começar abrindo um novo documento:
Clicke em FILE > NEW e copie as definições marcadas na imagem
,
aqui você definiu o nome do seu arquivo, o tamanho da página e a resolução.
Os bons kits já vêm com estas dimensões e resolução (12x12@300dpi) então gosto de trabalhar com estas medidas pra garantir um bom resultado na impressão! (lembrem-se aqui vale a regrinha que diminuir um LO feito em alta resolução/grandes dimensões sempre é fácil.... mas aumentar um LO feito em baixas dimensões/resolução não dá certo, a imagem acaba perdendo muita qualidade).

Escolho sempre o fundo transparente por ser mais neutro... (Aquele quadriculado que vai aparecer no fundo é indicação de fundo transparente e não vai aparecer no seu LO final, OK?)

Na imagem

tem a lista das ferramentas básicas que usaremos neste LO já com suas funções explicadas ao lado... conforme formos usando cada uma mais explicações vão aparecer! Várias ferramentas possuem “caixinhas de ferramenta” ou seja você pode trocar de ferramenta clickando no pequeno triângulo preto na parte inferior direita do botão da ferramenta.

Agora vamos começar inserindo a foto no menu escolham FILE > OPEN e navegue até a foto escolhida clicke nela e clicke em OPEN.
A foto vai abrir sobre o seu LO mas ainda são arquivos separados!
Clicke em CTRL+A pra selecionar toda a foto e depois em CTRL+C pra copiar a foto.

Logo depois feche a foto veja a imagem
.

Você está vendo de novo a tela onde vai fazer o seu LO
Clicke em CTRL+V e cole a foto no seu LO. Dependendo da resolução da foto pode acontecer dela ficar muito grande na página, para este LO quero uma foto no tamanho aproximado de 10x15 cms.
Seguindo o caminho EDIT > TRANSFORM > SCALE como na imagem

clicke no desenho de corrente pra fixar as proporções e diminua a imagem pelo canto como no quadro
.

Vamos começar a abrir os elementos do nosso LO, é como se estivéssemos separando o material da nossa página...

Seguindo o caminho FILE > OPEN chegue até o local onde arquivou o kit e escolha um papel pra ser o seu background. Como pretendo trabalhar com vários elementos escolhi um bem clarinho.

Clicke no quadradinho da miniatura do papel que aparece na caixa de camadas

mantenha o botão do mouse pressionado e “arraste” o papel até o seu LO posicionando-o de forma a cobrir toda a página.

Agora vamos nos familiarizar com a caixa de camadas, ela fica do lado direito na parte de baixo da tela, pense nela como um amontoado de coisas, o que estiver na parte superior da caixa de camadas está na parte de cima do LO... neste caso acabamos de colocar um papel sobre a foto e é claro que a foto sumiu (não é igual ao tradicional? Se você colocar um papel sobre uma foto ela some, daí você tira a foto debaixo, coloca em cima e ela reaparece, não é verdade?).

Vamos na nossa caixa de camadas e vamos clickar na camada do papel

e arrastar a camada pra baixo da foto clickando com o mouse e puxando até o lugar logo abaixo da foto na caixa de camadas de soltando o botão do mouse. Pronto! O papel está embaixo da foto!

Vamos reposicionar a foto, usando a ferramenta mover selecione a camada da foto na caixa de camadas (ela vai ficar azul escuro) e vá ao LO e posicione a foto onde quiser...

Eu gosto de colocar uma bordinha branca nas fotos pra emoldurar... continue com a camada da foto selecionada no seu LO, na caixa de camadas clicke lá embaixo no botão “fx” ADD LAYER STYLE

e selecione STROKE. No menu que vai abrir coloque as seguintes definições
:
size 40 px, position inside e daí dê um click duplo no quadradinho ao lado de color e escolha branco clickando na cor branca e dê OK nesta janela e OK na janela seguinte.

>>>>>>>continua

Última edição por Paola*Péia; 29/07/09 às 02:12. Motivo: acrescentei os links 4shared do kit
Responder com Citação
Antigo 16/04/08, 01:24
Paola*Péia Paola*Péia está offline
DSB Design Team
Tagarela Master

Galeria de Paola*Péia
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Paola*Péia
>>>>>>>>>>continuação

Vamos repetir os passos que usamos pra colocar papéis na página pra acrescentar mais elementos FILE > OPEN seleciona o elemento, dá OK e arrasta ele pra dentro do seu LO.

Eu comecei com uma moldura a mais pra foto, arrastei a moldura pra dentro do Lo e achei que seria interessante deixa-la mais tortinha... o caminho é: EDIT > TRANSFORM > ROTATE e a partir dos pontos que aparecem você pode girar o elemento usando o mouse. Quando a frame estiver na posição que você quer aperte enter no seu teclado!

Agora vou acrescentar um overlay no LO que eu quero que fique abaixo da foto. Vou acrescentá-lo e depois mover a camada pra debaixo da camada da foto
.

Acrescentei mais uma florzinha pink e uma folha, a folha tinha ficado por cima da flor então eu passei a camada da folha para debaixo da flor. Daí resolvi usar uma florzinha laranja que está muito grande, desproporcional à pink que já coloquei... a solução é diminuir a flor usando os passos que usei pra diminuir a foto: EDIT > TRANSFORM > SCALE como na imagem digiSD-03 clicke no desenho de corrente pra fixar as proporções e diminua a imagem pelo canto como no quadro digiSD-04. Vocês repararam que a flor está sem miolo? Eu acho que uma lantejoula seria o miolo ideal! Ao abrir o arquivo descobri que todas estão no mesmo arquivo! Então vamos recortar uma só para colocar no miolo da flor!!!!

Selecione a ferramenta de seleção

clicke na ferramenta com o botão direito do mouse e escolha eliptical marquee tool, vá à janela das lantejoulas que você abriu e faça um círculo ao redor da cor escolhida (atenção para não selecionar partes de nenhuma outra lantejoula!) pressione CTRL+C clicke no seu LO e pressione CTRL+V. a lantejoula deve estar bem lá no meio! Use a ferramenta mover para coloca-la no centro da florzinha!

Caso você resolva usar um alpha que vem com todas as letras no mesmo arquivo o processo de separação vai ser o mesmo, OK? E é claro que você escolhe no marquee tools a ferramenta com formato mais adequado pra selecionar aquele elemento...

Acrescentei um abraçador de foto, primeiro girei o elemento até ficar aonde eu queria e depois diminuí até que ele ficasse ao redor da moldura.
.

Dêm uma boa olhada neste LO. Agora vamos acrescentar as sombras que se não são a alma do digital são aqueles detalhes que fazem toda a diferença! Uma sombra bem aplicada pode deixar o LO com aquela lindésima cara de foto de Lo tradicional... a graça de scrapper digital é deixar o povo se perguntando se é foto ou não!!!! Nesta primeira vez vamos fazer uma sombra básica e facinha, OK?

Clicke na parte de LAYER STYLE da caixa de camadas e escolha DROP SHADOW copie as definições da imagem

ou seja 50% opacity que define a intensidade da sombra.... valores altos deixam a sombra dura e valores baixos a deixam mais suave, angle 135 seria o ângulo de incisão da luz no LO, distance 10 e a “altura” do elemento em relação ao papel de base, o background, spread 1é o tanto que ela se espalha, size 20 é o tamanho da sombra, acerte estas definições e clicke em OK. Agora copie e cole este layer style em todas as layers que levam sombra (por exemplo texto não leva sombra, nem papel de fundo....) usando os comandos mostrados na
.
Mais tarde volte a esta página e brinque com as definições de sombra. É bem intuitivo e fácil aprender! Vejam o efeito das sombras aqui
.

Agora é hora de acrescentar o texto: clicke na ferramenta texto e clicke na parte do Lo aonde vc gostaria de colocar o texto. Escreva seu texto. Para formatar o texto

clicke na letra A que aparece perto da caixa de navegação (à direita na parte superior), escolha fonte, tamanho da fonte, cor da fonte (a escolha da cor funciona com eyedropper (conta-gotas) e eu sempre escolho algum ton do próprio LO pro journaling, assim fica mais harmônico, aqui escolhi o marrom escuro da moldura da foto.

Pronto agora é só salvar o seu scrap!

Vamos salvar primeiro o documento no formato photoshop ( o .psd)usando o caminho FILE > SAVE, escolha a localização e o nome do arquivo.

Depois vamos salvar em formato jpg pra poder imprimir em laboratórios por exemplo FILE > SAVE AS escolha o formato jpg, na caixa seguinte escolha quality 10 e dê OK.

Pra salvar uma cópia pra postar na net... siga as instruções desta imagem aqui

clicke na barra azul da janela do LO com o botão direito do mouse e salve o seu arquivo com o mesmo nome do original mais a terminação web... e lembre quando for fechar o arquivo e o programa perguntar, salvar alterações, escolha não, afinal vc já tem salvo em psd e em jpg em alta defifnição e acabou de “baixar a qualidade” do arquivo pra web, e isso só serve pra fóruns e galerias!

Espero que tenham sucesso!!!!

Happy Scrapping!!!!

Responder com Citação
Antigo 16/04/08, 02:00
Rú Padilha Rú Padilha está offline
Super Moderador
Já perdi a conta...

Galeria de Rú Padilha
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Rú Padilha
Que ótimo, Péia!!!
Espero que as meninas façam bom proveito! Eu sei que eu fiz!
Obrigada, lindona!!
Responder com Citação
Antigo 16/04/08, 02:10
Loreta Labarca Loreta Labarca está offline
Administrador
Já perdi a conta...

Galeria de Loreta Labarca
Afffffffffffffffff que eu morriiiiiiiiiiiii agora, minha fofonilda móóóóór!!! Vou até fixar este tópico que servirá de base pra quem quer aprender os primeiros passos.
Muitissississississsiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimooooooo oooooo obrigada, Paolitchas! Tu é 1.000.000!

Criando para:

Super fã:

BLOGUXO | FACEBOOK | TWITTER
Responder com Citação
Antigo 16/04/08, 03:03
dunia dunia está offline
DSB Design Team
Tagarela Master

Galeria de dunia
Péia ameiiiiiiiiiiiiiiii essa aula!!!!!

Não queres postar no blog também???? hohohohohoho

Responder com Citação
Antigo 16/04/08, 03:15
Loreta Labarca Loreta Labarca está offline
Administrador
Já perdi a conta...

Galeria de Loreta Labarca
Excelente idéia a de colocar no blog também!

Criando para:

Super fã:

BLOGUXO | FACEBOOK | TWITTER
Responder com Citação
Antigo 16/04/08, 10:02
Léia Harmon Léia Harmon está offline
Tagarela Ultra Mega Blaster

Galeria de Léia Harmon
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Léia Harmon
Péia, sua aula foi maravilhosa lá no SD e fiquei super feliz de ver aqui também...... com certeza ajudará e muito todas que não tem idéia de como começar o scrap digital. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos... bjs
Antigo 16/04/08, 10:30
Keley Keley está offline
Estou me enturmando

Galeria de Keley
Paola, adorei a aula, já comecei a me arriscar com o ps mas nunca tinha tentado fazer um LO e com essa dica com certeza irei tentar, quem sabe eu lardo o psp.
Antigo 16/04/08, 10:51
Dina Arruda Dina Arruda está offline
Tagarela Super

Galeria de Dina Arruda
Mesmo sabendo um pouquinho, valeu muuuuito essa sua aula!!!
Tem muitas amigas me perguntando como fazer um LO e eu tô mandado esse link pra todas... Brigadão!!! Bjs
Responder com Citação
Antigo 16/04/08, 10:54
Cristina Oliveira Cristina Oliveira está offline
Tagarela Ultra Mega Blaster

Galeria de Cristina Oliveira
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Cristina Oliveira
que aulão para quem está começando... vc é 100000 Péia.

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts